Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática
A criação da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO, em 03 de outubro de 2002, foi motivada pela necessidade de uma entidade que representasse a comunidade acadêmica científica da área, inexistente até então.
A criação da Sociedade se deu em uma reunião que contou com a presença de 61 pessoas, entre professores, universitários, pesquisadores, extensionistas, técnicos e estudantes de pós-graduação, sendo coordenada pela Profa. Dra. Elisabeth Criscuolo Urbinati, no Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP) em Jaboticabal, SP. Na época, ficou deliberado que a sede da Sociedade seria em Jaboticabal, SP, que a mesma não teria fins lucrativos, Na reunião de fundação da Sociedade, foi eleita uma Diretoria “pro-tempore”, com mandato abreviado, vigente de três de outubro de 2002 a maio de 2003, sendo assim constituída: Presidente: Dra. Elisabeth Criscuolo Urbinati; Vice-presidente: Dr. Luís André Nassr de Sampaio; Secretario: Dr. Dalton José Carneiro; Secretário Executivo: Dr. José Eurico Possebon Cyrino; Tesoureiro: Dr. João Batista Kochenborger Fernandes. Após o mandato “pro-tempore” a AQUABIO já teve cinco mandatos, contando o atual, que encerrará em setembro de 2018. A Dra. Elisabeth C. Urbinati (CAUNESP, SP) e o Dr. João Donato Scorvo Filho (APTA, SP) já ocuparam a Presidência por dois mandatos, seguidos pelo Dr. Ronaldo Cavalli (UFRPE, PE), que ocupou um mandato e a Dra. Débora Machado Fracalossi, que ocupou dois mandatos. O período de 2014-2016 a AQUABIO teve como presidente o Dr. Carlos Magno Campos Rocha (Embrapa, TO).
A atual presidente é Célia M. Doria Frasca Scorvo(APTA,SP), eleita para o período 2016-2018.
A Aquabio é responsável pela realização de dois eventos científicos, sendo que nos anos pares realiza-se o AQUACIÊNCIA – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática e, nos anos ímpares, o Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas.
O Aquaciência teve as seguintes edições:
Nos anos ímpares, a AQUABIO é responsável pela realização do Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. Este evento teve seu nome alterado para Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas na Assembleia Ordinária da Sociedade realizada em Recife.
A continuidade deste Congresso sob a responsabilidade da Aquabio será discutida pela nova Diretoria.
A criação da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO, em 03 de outubro de 2002, foi motivada pela necessidade de uma entidade que representasse a comunidade acadêmica científica da área, inexistente até então.
Saiba Mais
Atendimento: Seg a Sex | 14h-18h
+55 (48) 3209-3933
Caixa Postal 8502
São José - SC
CEP 88110-902
sec.aquabio@gmail.com